A ERA VARGAS.
Com o objetivo de estudar sobre a era Vargas apresentamos este relatório histórico dando-lhe em considerações aos da revolução de Minas Gerais e Rio Grande do Sul que iniciou em outubro de 1930. Onde o governo de Getúlio Vargas criou as leis trabalhistas em 1932 e em 1943 elas foram reformuladas pela consolidação.
No inicio da história a revolução de 1930 o governo provisório disputava o poder entre as elites brasileiras que marcou o fim da primeira república aonde paulistas e mineiros começaram a sofrer fortes pressões em 1929, crescente insatisfação das elites dos estados que sentiam alijadas, o presidente Washington Luís que representava São Paulo que lançou a candidatura de paulistas pela atitude de Washington Luís, mineiros e gaúchos fizeram um acordo a oposição a política da federação que formaram a aliança liberal.
A sustentação econômica também entrou em crise em 1920 onde a quebra da bolsa de valor de Nova York reduziram a importação do café do Brasil a queda de preços de produtos e imprestimos bancários, em 1930 a aliança liberal lançou a candidatura de Getúlio Vargas e do Rio Grande do Sul, João Pessoa governador e vice-presidente do Brasil. O programa da aliança liberal defendia o incentivo o conjunto da produção agrícola nacional e não apenas ao café. O programa liberal insistia na necessidade de uma reforma política.
Júlio Prestes venceu as eleições o resultado eleitoral parecia acalmar as disputas ente as elites dos estados.
O grupo ligado a Getúlio Vargas resolveu utilizar este fato a seu favor e organizar uma ação armada contra Washington Luís.
Com o passar do tempo o governo provisório composto por presidentes das oligarquias e por militares apoiaram o processo revolucionário.
A elite paulista colocou a margem do poder central, a mais importante do movimento era a elaboração de uma nova constituição para o país, 9 de julho de 1932 armaram uma nova reação militar contra o governo federal, os paulistas com apoio de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul. Após a Revolução constitucionalista, Vargas tomou uma série, amenizar o confronto com as elites regionais que se iniciaram no movimento de 1932.
A legislação trabalhista defendia a diferença de salário, a organização sindical a permissão de mais um sindicato por setores a educação no ensino primário gratuito e obrigatório.
De 1929 a população brasileira, onde trabalhadores fizeram inúmeras greves no estado importantes em São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande de Sul, 1934 a crise econômica na linha tinha sido superada setores na sociedade mobilizaram a organização política que formaram a AIB e ANL.
Em 1935 o governo federal fechou a Intentona comunista. O governo de Getúlio Vargas foi à existência do plano Cohen suposto pelo plano comunista tomando o poder, passava o plano elaborado integralistas aproveitados por chefes militares.
Em 10 de novembro de 1937, tropas federais fecharam o congresso nacional Getúlio Vargas fez uma transmissão pelo rádio a toda à nação institucional do Estado Novo.
Desta forma a Segunda Guerra Mundial iniciada no ano de 1939, mas o Brasil entrou na guerra no ano de 1942, nesse período Getúlio Vargas acertou com os Estados Unidos a entrada do Brasil na guerra, está liderada pela Alemanha nazista.
O governo brasileiro permitiu que as tropas norte-americanas se alojassem na região do nordeste e começassem a fornecer a borracha e minerais paras indústrias.
O Brasil contrariou a Alemanha assim ala afundou os submarinos e navios brasileiros assassinados em torno de 600 pessoas. Os marinheiros brasileiros foram obrigados a chefiar o Oceano Atlântico, impedindo que os alemães andassem na costa do Brasil.
Em resumo a idéia de se criar à semana da Arte Moderna foi do Brasil a qual foi buscada por um longo tempo. A partir de 1930, em especial durante o estado Novo, foram tomadas algumas iniciativas de caráter nacional.
Até 1930, as principais iniciativas e ações na educação eram responsabilidades de cada estado. Vargas seguindo as orientações e buscando uma nova elite organizou a educação em nível nacional.
Nos níveis de ensino de hoje que são conhecidos por ensino fundamental e médio realizaram reformas que estabeleceram um currículo, a freqüência obrigatória e a exigência do diploma no ensino médio, para poder ingressar no ensino superior.
Atualmente as primeiras experiências de rádio no Brasil se realizaram no ano de 1919. Até 1930, as emissoras brasileiras de rádio criaram uma sociedade de pessoas ricas. Programações de músicas eram montadas por meio de doações ou empréstimos. Os aparelhos receptores eram importados e caros.
Em 1932, o rádio começou a se popularizar. O objetivo de ampliar a audiência, a linguagem do rádio se tornou coloquial, 1940 os programas musicais, jornalísticos e as radio novelas tinham grande audiência.
As rádio novelas encantavam os ouvintes e mexiam com os seus sentimentos,foi ao ar em 1942em 1945 a rádio chegou a transmitir 14 novelas por dia.
Tendo consciência da importância do rádio, Getulio Vargas utilizou um grande instrumento de divulgação da sua política, 1938 o governo lançou o programa A Hora do Brasil, além de informações sobre os principais atos do presidente, ouvia-se também música brasileira, informações culturais e artísticas.
Getúlio Vargas utilizou o rádio com eficiência para difundir a política do Estado Novo.
Alunas: Josieli Schaefer e Leila Palese Pinto.
Série: 8ª “2”
Professora: Sirlei Daltoé.
quarta-feira, 29 de setembro de 2010
Assinar:
Postagens (Atom)